Horário
9AM - 6PM
Dúvidas?
(11)92000-4089
Quais os prejuízos do lixo eletrônico no meio ambiente?
13
junho

Para jogar certos tipos de produtos e equipamentos fora é necessário possuir uma pequena instrução da maneira correta de descartá-los, conseguindo colocar determinados gêneros em seus locais adequados para que os mesmos possam ser reciclados ou possuam a devida finalidade, sem que afetem o meio ambiente ou acabem por prejudicar gravemente a natureza e todos os seres que habitam a mesma.

Lixo eletrônico

O lixo eletrônico, como muitas pessoas já devem ter ouvido falar, trata-se de equipamentos eletrônicos em geral, sendo que alguns produtos que são criados por meio da tecnologia e de alguns mecanismos especiais devem, também, possuir um descarte específico para que não cause prejuízos ao meio ambiente.

O equipamento em questão torna-se lixo eletrônico quando seu dono ou utilizador deseja jogá-lo fora por uma variedade de motivos, fazendo com que o mesmo deva procurar locais específicos para o descarte, conseguindo manter a natureza intacta e sem causar impactos graves no meio ambiente.

Prejuízos e consequências

Devido ao descarte incorreto que muitas pessoas ainda realizam de seu lixo eletrônico, jogando-o em lixeiras comuns e misturando-o aos outros objetos de consumo, ainda há muitos prejuízos que são aplicados à natureza devido a esta prática, causando consequências a toda a população e podendo agravar os resultados ao longo do tempo.

O principal problema é quando o lixo eletrônico em questão é diretamente jogado fora no meio ambiente, fazendo com que as substâncias que compõe o aparelho possam tornar-se agressivas para a natureza, afinal estes produtos contém chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. que são consideradas substâncias químicas que podem causar prejuízos quando ao solo e até mesmo a água, contaminando estas duas vertentes que fazem parte do meio ambiente.

Desviando os fatos que ocorrem quanto aos prejuízos do descarte incorreto do lixo eletrônico quanto à natureza, também existem alguns problemas que são causados por jogar equipamentos eletrônicos fora de forma incorreta, aplicados aos próprios indivíduos, sendo que as mesmas substâncias químicas citadas acima podem trazer uma variedade de doenças, principalmente naquelas que frequentam lixões para sustentar-se e sobreviver, estando misturados com o lixo doméstico.

A degradação de outros materiais que compõe os equipamentos eletrônicos também faz parte dos prejuízos do descarte incorreto, afetando o meio ambiente.

Veja nosso infográfico sobre o lixo eletrônico.

 

Fonte:

Quais os prejuízos do lixo eletrônico no meio ambiente?

 

Gostaria de deixar seu celular nas mãos de Profissionais Qualificados?

A Phonemix possui um laboratório especializado garantindo segurança para o seu aparelho.